LL Cultivar

A Importância da Análise do Solo e Folha na Agricultura

Através da análise do solo é possível que se avalie a sua fertilidade e, com as informações obtidas através de observações de amostras, consegue-se elaborar um manejo químico adequado e eficiente para sua preparação.

Temos, a partir da análise, a capacidade de determinar a concentração de nutrientes no solo quais os químicos presentes que podem servir de fatores limitantes ao plantio e, com essas determinações, se desenvolve a correção do processo de adubação com os nutrientes necessários para um cultivo eficiente e econômico.

O solo passa por monitoramento e avaliação periódica com o balanceamento do nutriente.

Existem procedimentos adequados para que uma análise do solo seja considerada confiável e eficaz. Temos para esse processo:

Sobre as amostras do solo

Por se tratar de misturas heterogêneas, a propriedade é divida em territórios chamados de glebas, de forma uniforme, onde deve-se considerar a cor do solo, posição do relevo, textura, culturas, adubações, calagens na área, erosão e drenagem a cultura que se apresenta ou a cobertura vegetal do local.

Geralmente as amostras são coletadas meses antes da utilização do solo para que seja possível a realização da análise e a preparação do solo para o plantio.

Existem dois tipos de amostras: a simples e a composta; onde a primeira utiliza de uma amostra homogênea de terra para o processo de classificação do solo. Esse tipo de amostra não é recomendável para identificação de fertilidade.

Na amostra composta são retiradas várias amostras simples de terra do solo para formar a amostra composta na qual se iniciam as análises, sendo essa amostra a mais utilizada para identificação da fertilidade do solo.

Para os procedimentos de análise do solo são necessários alguns cuidados que podem influenciar no resultado da análise, que são o período para as coletas, o material utilizado, as profundidades abordadas e o tempo de armazenamento até a realização da análise.

Sobre as amostras de folhas

O método utilizado para analisar as folhas de uma planta em determinado estágio do seu desenvolvimento se chama diagnose foliar.

As folhas refletem todos os benefícios que recebem do solo. Nesse sentido, elas reagem de formas diferentes às variações nutricionais do solo, dos suprimentos e do adubo que recebe.

É uma forma de avaliar o solo através das folhas percebendo sua importância no desenvolvimento das plantas e deixando perceptível a deficiência ou alteração de nutrientes necessários para a sua formação e crescimento.

A análise das folhas de uma planta auxilia na avaliação do seu estado nutricional, acentuam as deficiências ou dificuldades em seu desenvolvimento e orienta no ajuste dos adubos e nutrientes que são necessários para um cultivo saudável nesse plantio.