LL Cultivar

Melhores resultados em menos tempo.

Uma das ferramentas mais eficazes para o sucesso de uma lavoura é a chamada agricultura de precisão, assunto sobre o qual falaremos a seguir.

A expressão define um conjunto de procedimentos e tecnologias que possibilita uma análise integral da área, incluindo o manejo de todas as variáveis relativas ao espaço e fazendo com que o rendimento do cultivo cresça exponencialmente.

Com o método, o produtor pode realizar uma exploração mais racional de sua propriedade, otimizando o uso de insumos e, consequentemente, ganhando vantagens tanto no aumento do lucro quanto na sustentabilidade.

Além da tecnologia

Mas a agricultura de precisão não se limita apenas ao uso de tecnologia, mas também está presente na organização das lavouras dentro da propriedades, por exemplo, com tratamento diferenciado sendo dispensado a cada área peculiar.

Se um produtor estuda sua área para aplicar os insumos no local certo, no momento adequado e com as quantidades corretas, em áreas cada vez menores e mais específicas, ele já está colocando esse comportamento em andamento. Embora alguns campos sejam bastante uniformes, outros trazem variações em fatores como solo e fertilidade, afetando a produção. Assim, se as variáveis podem ser medidas, essas informações podem ser usadas para otimização da área, aumentando a eficiência e o rendimento.

Planejamento para a adoção

Segundo especialistas, o planejamento da adoção de tais práticas passa por três pontos: revolução gerencial, recursos tecnológicos e agregação de valores à produção. Para isso, é importante que sejam entendidas as necessidades da propriedade, visando um bom planejamento para a adoção das novas práticas. Se tais pontos forem trabalhados em conjunto, a lavoura pode ganhar bastante em rendimento e nas vantagens previamente abordadas.

Então, se você produz, uma boa alternativa para o futuro de seu cultivo é colocar a agricultura de precisão em prática, um investimento que renderá bons frutos na sequência.