LL Cultivar

Vantagens e o Impacto Econômico.

A evolução tecnológica que tomou conta de todos os setores mundiais, veio para facilitar a vida das pessoas e agilizar processos. No setor agropecuário não foi diferente.

A constante atualização de técnica se fez necessária para facilitar a vida do produtor rural e gerar mais produção. Por isso, a criação de um sistema que controlasse toda a produção e fizesse uma análise da mesma foi tão importante para o setor, como é o caso da Agricultura de Precisão (AP).

As tecnologias da agricultura de precisão tem a capacidade de detectar, monitorar de forma precisa e orientar os trabalhadores do campo na gestão da propriedade, com o objetivo de melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda.

As informações e tecnologias proporcionadas pela agricultura de precisão são fundamentadas nos conceitos de que espaço e tempo influenciam na produção e rendimento do que está sendo cultivado.

E o quê muda para o agricultor?

Por isso essa análise e coleta de dados é tão importante para o agricultor que não consegue realizar sozinho um controle pleno das atividades a todo instante.
O intuito principal da aplicação da agricultura de precisão é conseguir gerenciar a produção agrícola por meio de diversas ferramentas que fornecem dados da produção, a fim de otimizá-la, gerar maior precisão dos recursos empregados e um retorno esperado pelo produtor.

O sistema de gestão da Agricultura de Precisão leva em consideração os aspectos de solo, fertilizantes, produtividade, ervas daninhas, doenças e pragas para uma atividade precisa.

Os dados coletados pelas máquinas é que irão determinar o que será feito na área. Todo o planejamento da Agricultura de Precisão é feito por agrônomos e programadores, que dão ordem para as máquinas executarem tarefas precisas.

O uso do GPS possibilita que amostragens de solo recebam coordenadas geográficas, podendo elaborar mapas de fertilidade, por exemplo. A produtividade também pode ser medida por localização, graças à instalação do GPS nas máquinas colhedoras, que associado a sensores, consegue medir o volume colhido em cada ponto.